"melhor Que O Melhor Dos Sonhos": Casamento E Ordem Social Na Prosa Inicial De Machado De Assis E No Teatro Realista Brasileiro

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O interesse despertado por Machado de Assis propiciou que fosse disponibilizado ao público vasto material produzido pelo autor ou sobre ele, trazendo abundante instrumental de pesquisa já explorado ou a se explorar. "Melhor que o melhor dos sonhos" derivou dessa potencialidade. O livro resulta de um trabalho sobre o tema da família na obra de Machado de Assis. Emergiu do estudo a necessidade de compreender o contexto cultural em que o escritor debatia o assunto, tarefa empreendida por meio da investigação sobre seu repertório literário, identificado a partir do exame de diversas compilações da produção machadiana.
Fruto dessa pesquisa, "Melhor que o melhor dos sonhos" compara publicações em prosa de Machado de Assis das décadas de 1860 e 1870 com peças brasileiras filiadas à estética teatral realista, tendo como eixo temático questões relacionadas à família. As leituras mostram como um prestigiado grupo intelectual do século XIX refletiu sobre constituição familiar e gênero no Brasil, revelando ideias distantes de nossa época, mas também assustadoramente similares a discursos conservadores do início do século XXI. Ressalta-se como interesse do livro, ainda, a matéria que ele fornece para mais amplo entendimento de como Machado de Assis percebia o teatro realista, já que ele não escreveu peças características dessa estética. Além disso, no final, apresenta-se a transcrição de Um casamento da época, peça de Constantino do Amaral Tavares, que nunca havia sido publicada.