Jornalismo Na Amazônia: Uma Análise Sobre A Prioridade Da Reportagem Para Os Fazedores De Notícias

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

No momento em que a Amazônia se torna assunto de interesse mundial, o livro do jornalista Rômulo D'Castro levanta uma importante discussão: como a mídia nacional, especialmente os telejornais, trata a região? Não raro, têm-se a impressão de que a Amazônia é um território alienígena, praticamente situado fora do que se entende por "Brasil". A história, a cultura, os costumes e o dia a dia dos amazônidas são cotidianamente ignorados nos programas de notícias. Isso porque, nas abordagens jornalísticas, predomina o padrão estabelecido pelo Sudeste, a visão do eixo Rio-São Paulo, que se impõe à abordagem da mídia regional.
Jornalismo na Amazônia analisa essencialmente dois telejornais locais para refletir sobre a maneira como a região é apresentada ao público. É um estudo sobre como os jornalistas amazônidas veem e abordam temas relativos à sua própria região. Também analisa os critérios de redação e edição dos assuntos apresentados, e faz uma discussão crítica sobre a forma de elaboração das pautas.
Trata-se de uma leitura significativa, não apenas para jornalistas e estudantes de jornalismo, mas também para todos que desejam conhecer e entender melhor a Amazônia.