Republicanismo E Liberalismo: Aspectos Divergentes E As Possibilidades De Um Regime Intermédio

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Uma organização coletiva, ou uma sociedade, é organizada segundo padrões culturais e padrões normativos idealizados por aquela sociedade. Nem sempre, entretanto, os objetivos são comuns a todos ou os desejos são homogêneos.
Diante desta dificuldade, surge a política, com definição primeira para aquele que governaria a polis. O governo que deveria, assim, estar atento a garantir liberdades, atribuir deveres, ditar limites e condições para que existisse uma vida em harmonia.
Não tendo pleno êxito na Grécia antiga, o regime republicano vem surgir com a expansão do Império Romano e tem formato primeiro com uma constituição mista de busca do bem-comum e garantia de liberdade por um sistema de leis.
Já o liberalismo, por sua vez e em sua forma primeira, volta-se preponderantemente para a liberdade do indivíduo, afastando o Estado das relações entre os indivíduos. Atenta a uma não-dominação pregada pelo republicanismo, ou à não-intervenção típica do liberalismo, a obra busca demonstrar as possibilidades de um regime intermédio, capaz de resgatar pontos positivos dos dois regimes e possibilitar uma vida em sociedade melhor.