Nossas Copas O Mundo Do Futebol (copa 2002) Edição 5

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Nas cinco Copas conquistadas pelo Brasil, nenhuma delas teve a classificação tão sofrida quanto a de 2002. Parecia tudo tão simples... Após o fracasso de 1998, a Seleção foi entregue a Vanderlei Luxemburgo, uma unanimidade nacional. Esperava-se muito do competente Vanderlei. Mas uma série de escândalos, incluindo depoimento numa CPI e a derrota na Olimpíada de Sidney, acabaram por derrubá-lo. Candido Sotto Mayor, o Candinho, dirigiu a Seleção uma vez, na goleada contra a Venezuela.
Veio Leão, com seu jeito autoritário, mas, sem dúvida, também competente. Não deu certo. Deselegantemente, acabou sendo demitido por telefone. Luiz Felipe Scolari, zagueiro de poucos recursos e obscura passagem pelo futebol brasileiro, fazia história como técnico vencedor, primeiro no Grêmio e, depois, no Palmeiras. Foi convocado e aceitou o desafio. Sua estréia foi um desastre: derrota para o Uruguai, 1 a 0. O período de classificação foi de tempo ruim, com nevascas, chuvas, trovoadas, tempestades e muita turbulência. Havia no ar a terrível ameaça de, pela primeira vez, o Brasil ficar fora de uma Copa do Mundo. Escapamos por um triz: a classificação veio no último jogo, na vitória sobre a fraca Venez...