O Que Precisamos Saber Sobre A Aprendizagem Da Leitura: Contribuições Interdisciplinares

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O gosto pela leitura é despertado, é estimulado, é motivado. Por isso é importante que pais e professores (com)partilhem o gosto pela atividade de ler com filhos e alunos. O desinteresse demonstrado pela leitura entre os jovens pode ter origem no descaso por ela evidenciado entre os mais velhos, pela pouca valia que lhe atribuem no seu dia a dia. Assim, sem dúvida, os resultados obtidos pelos jovens leitores brasileiros em testes oficiais são alarmantes. Mas, talvez, o que esteja faltando seja assumir o compromisso de modificar a situação reinante, bem como um esforço conjunto, direcionado no sentido de tornar a leitura uma prática cotidiana na vida de crianças e jovens, de parte de pais e professores.
De acordo com o PISA 2012 (OCDE, 2014), que avaliou o desempenho em leitura em 65 países, metade dos estudantes brasileiros com idade de 15 anos situa-se no nível 2, em uma escala de 1 a 6. Por outro lado, apenas 0,5% dos estudantes encontra-se nos níveis 5 ou 6 e está apto a localizar e organizar informações entranhadas no texto, interpretar e refletir sobre pontos que exigem compreensão detalhada.
Por que o Brasil exibe resultados tão pífios? Como pais e professores podem contribuir para que seus filhos e alunos se apropriem da leitura a fim de utilizá-la como ferramenta para novas aprendizagens? Foi com o objetivo de construir pontes, estabelecer contato mais próximo e criar maior cumplicidade entre pais, professores e pesquisadores que este livro foi concebido.
Desejamos a todos uma proveitosa incursão pelo mundo da leitura!