Concerto UFMT - Faculdade de Economia
- Autor: Fernando Tadeu de Miranda Borges
- Editora: Scortecci Editora
Sinopse
"Concerto UFMT - Faculdade de Economia, de Fernando Tadeu de Miranda Borges, revisita os 60 anos da Faculdade de Economia em Mato Grosso sob a regência de maestros e atores do passado e do presente, e abre a possibilidade de novas e interessantes reflexões com vistas ao fortalecimento da articulação da economia com o tripé: ensino, pesquisa, extensão e com a economia política no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Mato Grosso.
O livro sobre a criação da Faculdade de Ciências Econômicas de Mato Grosso em 8 setembro de 1965, pelo governo estadual, convida os leitores a percorrerem o curso de Ciências Econômicas de 1965 a 1973, 1974 a 1984, 1985 a 1993, 1994 a 2004, 2005 a 2008 e 2009 a 2025. Em cada uma dessas seis fases entrelaçam marcantes acontecimentos estaduais e nacionais.
No livro, a Faculdade de Economia, que completou 60 anos, organiza um concerto em comemoração ao seu aniversário e aos 55 anos da Universidade Federal de Mato Grosso, tem como fio condutor partituras e concertos de raízes orquestrados com emoção e executados com afinação em todos os tempos em torno de projetos acadêmicos e democráticos.
A reconstituição realizada pelo livro conta com consulta a documentos originais, traz em forma de concerto a fala do reitor fundador da UFMT, dr. Gabriel Novis Neves; do governador de Mato Grosso, que implantou a Faculdade de Ciências Econômicas em Cuiabá, engenheiro civil Pedro Pedrossian; do primeiro diretor da Faculdade, economista Agripino Bonilha Filho; e ainda em forma de concerto a fala da primeira mulher Presidente do Conselho Federal de Economia (COFECON), Tania Cristina Teixeira, que aborda o significado do curso de Ciências Econômicas na “construção de uma sociedade mais justa”.
Vale ainda ressaltar que segundo o estudioso Flávio Azevedo Marques de Saes, da FEA/USP, que foi orientador do autor, o livro “identifica os principais momentos em que o ensino universitário de Economia em Mato Grosso se inseriu no longo processo de consolidação dessa área de conhecimento e da própria profissão de economista no Brasil. A criação da Faculdade de Ciências Econômicas de Mato Grosso em setembro de 1965 pelo governo estadual atesta a importância que se atribuía à disciplina e à profissão.” Em resumo, Fernando Tadeu de Miranda Borges entende que “economia é o sal da vida” e em meio a tanto sal o concerto foi executado com doçura e leveza."