Brinquedoteca Hospitalar e Humanização

  • Autor: Solange Lima Ferreira, Cândida Mirian Vasconcelos Santos e outros
  • Editora: Wak
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Esse trabalho tem como meta tornar, cada vez mais, claro a importância e a necessidade da criação de Brinquedotecas Hospitalares, espaço dedicado ao brincar e à livre expressão dos sentimentos, das emoções e de possíveis conflitos que possam surgir no lidar com o ambiente hospitalar. É imperativo ressaltar que a criação desse espaço é direito da criança hospitalizada ou daquela que busca atendimento, atuando direta e objetivamente com a humanização do ambiente hospitalar

Para ilustrar, trazemos a vivência na Brinquedoteca Hospitalar do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São histórias, desafios, conquistas e resultados vivenciados ao longo de mais de 23 anos de atividades e ações ligadas à assistência, ao ensino, à pesquisa e extensão nessa instituição. Vale observar que os resultados obtidos são enriquecedores não só para as crianças e os adolescentes mas também para as suas famílias e os profissionais da instituição hospitalar.