Remuneração De Professores Da Educação Básica Pública Sob A Ótica Dos Pesquisadores E Pesquisadoras Em Formação: Volume 3

  • Autor: Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
  • Editora: Editora Appris
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Em cada um de seus capítulos, este livro tem a particularidade de contar com autores que atuaram como pesquisadores sendo discentes, de graduação ou de pós-graduação, ou professores da educação básica, ou, ainda, em ambas as situações. Os textos contemplam resultados de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, bem como de pesquisas de mestrado e de doutorado. Os autores vinculam-se às seguintes universidades: Unifesp, UFRN, UFMT, UEMG, UFMS, Ufpa, Ufsc e Unisul. Como linha geral, presente em todos os textos, está o enfoque da remuneração e da carreira do magistério como componentes da valorização efetiva desses profissionais. São objeto de atenção cinco redes estaduais de ensino – São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – e 17 municípios, dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e Paraná. É de salientar também o amplo leque de fontes e referências de pesquisa, destacando-se, entre outros: folhas de pagamento do magistério, tabelas de vencimentos, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), legislação e normas sobre carreiras docentes e regimes jurídicos, e documentos de referência de políticas.