O Eterno Marido

  • Autor: Fiodor Dostoiévski
  • Editora: Nova Fronteira
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Em meio às andanças de Veltchaninov por São Pe­tersburgo, a presença re­cor­rente de um homem de luto passa a atormentá-lo sem que ele compreenda exatamente por quê. Numa das ocasiões, poderia jurar tê-lo visto estender-lhe a mão e pronunciar seu nome antes de ser arrastado pela multidão. Então, certa noite, a peculiar figura surge à porta de sua casa: ele enfim reconhece Pavel Pavlovitch, viúvo de Natália Vassilievna — uma antiga amante. Esse reencontro dá início a um embate emocional e intelectual que, repleto de incertezas, vai conduzir a narrativa por caminhos surpreendentes.
Com sutileza e humor, Dostoiévski oferece um olhar imortal sobre o amor, as relações sociais e a natureza humana. O eterno marido, escrito entre os monumentais O idiota e Os demônios, é cirúrgico – para muitos críticos e estudiosos, mostra o autor russo em pleno domínio do estilo e da estrutura de seu texto. De enganadora simplicidade, o breve romance vai aos poucos se revelando uma das mais puras criações dostoievskianas.