Herdeiros E Discípulos De Camões E De Pombal: Futuro Do Passado Em Centenários Oitocentistas

  • Autor: Gustavo Pereira
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Independentes, e complementares, este livro e outro, intitulado "Os homens do futuro e o passado pombalino: memória, comemoração, história", são fruto de um mesmo esforço de investigação e síntese – um Doutoramento em História na Universidade NOVA de Lisboa. Ao retomar o material para publicação, buscou-se contornar limitações do formato acadêmico, além de desenvolver e incorporar reflexões e temáticas que permaneceram esboçadas na tese.
Neste livro, estão em foco formas de conceber e mobilizar o passado em Portugal e no Brasil no século XIX, sobretudo a partir da análise do grande volume de fontes legadas pelos centenários de Camões (1880) e de Pombal (1882) – este, considerado em Lisboa, no Porto e no Rio de Janeiro. Além dos impressos e da iconografia, as festividades comemorativas resultaram em um relevante impacto político, potencializando propostas e críticas em que se articularam concepções concorrentes sobre passado, presente e futuro.
"Pensar historicamente, cuidar para bem utilizar conceitos e palavras, entrelaçando fontes como periódicos, atas, correspondências, panfletos, discursos, textos literários, legislação, projetos, homenagens construídas na sua monumentalidade, reflexões historiográficas para dar sentido a palavras que estavam perdidas no tempo. Esse foi o trabalho que Gustavo Pereira desenvolveu. O leitor que se debruçar sobre este livro vai encontrar trama, textura e modos de fazer história de uma forma estimulante e bem fundamentada".
Tania Bessone - UERJ