Imunidades Prisionais E Prerrogativas De Foro No Brasil: O Que Fazer Quando São As Autoridades Que Cometem Crimes?

  • Autor: Francisco Oliveira Xavier Junior
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Este manual tem como objetivo orientar profissionais do Direito e Agentes de Segurança Pública sobre os procedimentos a serem adotados ao lidar com infrações (penais ou administrativas) cometidas por autoridades que possuem imunidades prisionais e/ou prerrogativas de foro.
Estruturado em dez capítulos, visa facilitar a consulta e a compreensão do tema, detalhando, de forma clara e sistemática, as normas aplicáveis, fundamentando-se na doutrina e na jurisprudência, bem como em exemplos práticos, que não tem o condão de enumerar de forma exaustiva todas as situações, mas propiciar um direcionamento ao profissional que está diante do fato.
A obra analisa individualmente diversas categorias de autoridades, abordando desde as imunidades diplomáticas e consulares até as imunidades dos membros dos três Poderes, do Ministério Público e de outras carreiras jurídicas e não jurídicas, preenchendo uma lacuna na literatura.
Diante da crescente preocupação com a transparência e a responsabilização, o livro busca equilibrar a proteção institucional e do Agente de Segurança Pública com a efetividade do sistema de justiça, prevenindo abusos e omissões, oferecendo diretrizes objetivas, contribuindo para a uniformização dos procedimentos policiais e jurídicos, promovendo segurança e previsibilidade na aplicação das normas.