Arquitetura Das Cidades Invisíveis: O Pensamento Urbanístico Em Rossi E Calvino

  • Autor: Anabel Sousa Lima
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 30 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 30 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O livro "As Cidades Invisíveis", de Italo Calvino, mostra uma interpretação refinada dos variados elementos que constituem a noção de urbanidade, e por isso vem a se inserir posteriormente como uma obra sobre cidades, no cenário dos discursos urbanísticos (técnicos ou não) de maneira influente. Ao mesmo tempo, o estudo desses discursos e conceitos que pairavam naquele momento da vida de Calvino explicita o vínculo da obra, em seu caráter de expressão poética, com o conhecimento acadêmico.
Este livro traça um paralelo entre "As Cidades Invisíveis" e discursos científicos sobre cidades nos anos em torno de sua concepção e publicação, usando o livro "Arquitetura da Cidade", de Aldo Rossi. Unem-se três elementos: a literatura, com "As Cidades Invisíveis", o estudo urbanístico, com "Arquitetura da Cidade", e o contexto geral da época, dentro do recorte histórico-geográfico da Europa nas décadas de 60 e 70, no que diz respeito também a circunstâncias políticas e de movimentos intelectuais.
Aponta-se então um caminho possível para a relação entre esses temas, salientando a importância dos espaços literários para o trabalho arquitetônico e urbanístico, como campo de conhecimento e atuação de arquitetos e pesquisadores, sempre assente na análise histórica e suas implicações tanto para a literatura como para a cidade.