Partidos, Classes E Sociedade Civil No Brasil Contemporâneo

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Os partidos políticos brasileiros estão divorciados da sociedade civil? Essa é a pergunta que o livro Partidos, classes e sociedade civil no Brasil contemporâneo busca responder. Afinal de contas, falar mal dos partidos políticos tornou-se um verdadeiro esporte nacional. Seja nas rádios ou nas bancas de jornais, seja nos bares ou nos encontros familiares, seja nas escolas ou nas fábricas, a crítica aos partidos sempre está presente quando o assunto é política. E não sem que haja alguma razão para tanto...
Com base em uma rigorosa pesquisa sobre a inserção dos partidos brasileiros em organizações da sociedade civil como igrejas, centrais sindicais, sindicatos patronais, clubes esportivos, escolas de samba, entidades estudantis e representações campesinas, entre outras, o livro desmente a opinião presente no senso comum e nos meios de comunicação de que os partidos estariam afastados da sociedade. Com uma linguagem clara e didática, o autor faz com que termos complexos da Ciência Política e da Sociologia Política tornem-se acessíveis ao grande público.
Como o leitor perceberá, os partidos estão presentes, sim – de modos distintos, é claro –, no cotidiano da sociedade civil brasileira. E essa ancoragem social constitui elemento fundamental – ainda que não seja somente ela – para a sobrevivência do sistema partidário.