Sociolinguística Interacional:: Perspectivas Inspiradoras E Desdobramentos Contemporâneos

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Reunindo nove textos que traçam o percurso da construção do campo da sociolinguística interacional, este livro tem sua estruturação em três seções que mostram já sua primeira qualidade: o equilíbrio entre a fundação do campo, seu processo de consolidação e sua abertura para a incorporação, como objetos de análise, de fenômenos contemporâneos.
A sociolinguística interacional, como discute a organizadora em sua lúcida e densa introdução, é um campo vocacionado para a interdisciplinaridade já desde sua fundação, derivada do encontro entre linguística, antropologia e sociologia personificado pelo trabalho conjunto de Erving Goffman, Dell Hymes e John Gumperz. Desse encontro, saem fortalecidos dois princípios que servem como alicerces da área: a indissociabilidade intelectual entre os estudos da linguagem e os estudos da sociedade e da cultura e a importância da articulação entre os níveis micro e macro da vida social (construindo assim pontes que permitem observar a política em ação no cotidiano).
Este tipo de iniciativa é extremamente bem-vinda, na medida em que a acoplagem entre o trabalho de tradução — realizado aqui por um grupo de pesquisadores brasileiros — e o esforço intelectual de seleção e apresentação de textos clássicos e contemporâneos têm um duplo resultado: facultar o acesso aos textos e, não apenas em decorrência, mas principalmente, concorrer para a própria consolidação do campo no Brasil.
Os estudos da Linguagem, aqui, se encontram com as Ciências Sociais, colocando em xeque a artificialidade de sua separação nos desenhos institucionais. É por essa razão que este volume interessará a diversas áreas: Linguística, Antropologia e Sociologia, por seu posicionamento disciplinar; Comunicação, Psicologia e Filosofia, por suas afinidades intelectuais; e Educação e Direito, pelas possibilidades de aplicação de sua conceituação a um sem-fim de dramas e dilemas contemporâneos em diversos contextos, como a sala de aula e os múltiplos espaços do universo legal.
MARIA CLAUDIA COELHO
Instituto de Ciências Sociais – ICS/UERJ