As Mulheres Devem Chorar... Ou Se Unir Contra A Guerra: Patriarcado E Militarismo

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Coletânea inédita de textos de Virginia Woolf centrados na questão da relação entre masculinismo e militarismo, entre patriarcado e ditadura
Três guinéus, o livro em que Virginia Woolf desenvolve o argumento de que existe uma estreita conexão entre patriarcado e militarismo, foi publicado, na Inglaterra e nos Estados unidos, em 1938. Nesse mesmo ano, a revista americana The Atlantic Monthly publicou, em duas partes, uma versão abreviada e reestruturada do livro. "As mulheres devem chorar" foi o título dado à primeira parte, enquanto o título da segunda o repetia, com um acréscimo: "As mulheres devem chorar… Ou se unir contra a guerra". É em torno desse ensaio e dessa temática que se centra a presente coletânea, acrescida, entre outros, de "Profissões para mulheres", texto escrito em 1931, focado no tema da dificuldade de acesso das mulheres às profissões liberais, e do comovente ensaio "Pensamentos sobre paz durante um ataque aéreo", publicado em outubro de 1940, em plena Segunda Guerra e cinco meses antes da morte da autora. Fecha o livro um posfácio de Guacira Lopes Louro, estudiosa de gênero e sexualidade.