John Wesley E A Modernidade

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O estudo da teologia de John Wesley é um tema crescente e de profunda relevância para o momento histórico em que vivemos. O revisitar da sua obra remete-nos à tarefa básica da teologia: traduzir a mensagem cristã para dentro do contexto em que estamos inseridos, de forma a atualizar a mensagem cristã e reafirmar sua universalidade. O estudo da sua teologia passa necessariamente pela compreensão das mudanças desencadeadas pelo advento da modernidade. Wesley demonstra que a teologia se desenvolve em constante confronto com o tempo e com as questões que a sociedade a ela apresenta. Wesley se destaca por sua capacidade de ler o seu tempo, as mudanças que a sociedade experimenta e por buscar no seu escopo de fé respostas que reafirmem sua identidade confessional, e ao mesmo tempo respondam às inquietações da sociedade em que está inserido; tudo isso numa linguagem acessível ao povo, e numa perspectiva pastoral e didática, resgatando a vocação primeira de toda produção teológica. Wesley nos convida ao diálogo com as ciências e com o povo, com a fé e com as Escrituras, com a filosofia e com a vida comum, com o natural e o transcendente.
Que o dinamismo e vivacidade de John Wesley inspire teólogos, historiadores e cidadãos que desejam interferir na construção de uma sociedade mais justa.