Personagens Ao Redor Da Igreja: Testemunhas Do Nascimento Da Igreja De Jerusalém

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Este é o terceiro de uma série de livros que se concentram nos personagens em um determinado período da história da Bíblia. Seu foco é na igreja de Jerusalém na primeira metade do livro de Atos dos Apóstolos. Eu o chamei de Personagens ao redor da igreja mais antiga porque a expressão "igreja primitiva" geralmente inclui Paulo e as igrejas mistas ou não judaicas fora da Palestina. Paulo nunca realmente trabalhou com a igreja de Jerusalém, então aparece aqui apenas como Paulo, o Perseguidor. Barnabé e Ágabo também são deixados para um livro posterior, ao qual pertencem mais apropriadamente.
Usei o título judeu de "Messias" para Jesus, e não o grego "Cristo", para salientar o debate que estava realmente acontecendo nesse período.
Este foi um período crucial na história da igreja, ao qual retornamos todos os anos no período entre a Páscoa e o Pentecostes. Espero que isso permita uma reflexão mais ampla sobre as experiências formativas dos envolvidos.
A abordagem por meio dos personagens é movida pela convicção de que as narrativas e as pessoas da Bíblia estão lá como exemplos e advertências para as gerações futuras, como a nossa (1Co 10.11). Não é, portanto, uma imagem idealizada da igreja mais antiga. Não apenas os personagens fora da igreja são examinados, mas as deficiências e o processo de crescimento dos cristãos são explorados. A gama de personagens abordados nos permite olhar para o cenário social e político dos eventos descritos e traz o calor das relações entre os personagens da comunidade mais ampla. Olhando para os personagens separadamente, os que estão envolvidos no mesmo incidente levam a alguma repetição. Em alguns casos, deixei assim para que cada capítulo possa ser completo e independente.