Atos Apócrifos De Pedro

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O que se entende atualmente por Atos Apócrifos de Pedro é uma obra restaurada. Não possuímos seu manuscrito original, ou mesmo uma cópia completa do que ele teria sido. Em casos como esse, os estudiosos procuram reconstruir o texto antigo por meio de versões ou fragmentos que sobreviveram em contextos literários diferentes, em traduções, ou em resumos dos Pais da Igreja. O original grego deveria se chamar, provavelmente, Atos do Apóstolo Pedro (Praxeis Petrou Apostolou) . Desde que apareceu, tornou-se uma obra de grande estima entre as comunidades cristãs da Antiguidade, principalmente num estágio anterior à consolidação do cânon cristão, no final do século IV.
Apesar da popularidade inicial, a obra não ganhou status canônico e terminou sendo rejeitada pelas comunidades que acabariam constituindo a ortodoxia cristã. Seu uso intenso por grupos cismáticos pode ser um dos fatores que promoveu seu abandono pelas comunidades majoritárias. Como resultado, os Atos Apócrifos de Pedro acabaram sendo declarados heréticos no decorrer da história das Igrejas cristãs.