Cinema Na Varanda

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Podcast semanal de cinema com Chico Fireman, Michel Simões e Tiago Faria

Episódios

  • EP 232 - Honeyland | Melhores Documentários dos Anos 2000

    EP 232 - Honeyland | Melhores Documentários dos Anos 2000

    20/05/2020 Duração: 02h30min

    [Como É Doce o Mel Quando vem da Macedonia do Norte] Chegou a vez dos documentários: o ponto de partida do episódio desta semana é o lançamento de Honeyland nos streamings. Com suas 2 indicações ao Oscar, o filme traz discussões sobre os limites entre o registro direto da natureza e situações encenadas, além de retratar o ofício de uma modesta apicultora. E quais seriam os melhores documentários (29:48) dos anos 2000? Quais são os formatos fora do padrão? Quais são as interferências, abordagens e marcas de autoria? Preparem-se para anotar uma listinha de grandes docs dos últimos 20 anos. No Momento Belas Artes à La Carte, destacamos um importante documentário de Joris Ivens. No Puxadinho da Varanda, alguns destaques da carreira de Michel Piccoli e filmes de Alain Resnais dos anos 80. E, no Cantinho do Ouvinte, os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior (no finalzinho tem até um rápido debate sobre alguns filmes do Krzysztof Kieślowski). Bom Podcast!

  • EP 231 - Amantes | Injustiçados em Cannes

    EP 231 - Amantes | Injustiçados em Cannes

    13/05/2020 Duração: 02h30min

    [Amados Injustiçados] Como o Festival de Cannes de 2020 devia ter começado na terça-feira, mas acabou cancelado, aproveitamos a data para lançar uma nova edição especial da Cinemateca da Varanda. Quais foram os mais injustiçados da prestigiada mostra francesa? Com votação dos nossos ouvintes, resgatamos para debate Amantes (5:50), de James Gray, que competiu em 2008 e perdeu para 'Entre os Muros da Escola'. Aproveitamos para revirar o passado e discutir outras injustiças dos prêmios de Cannes (43:40). Quais outros filmes mereciam prêmios? Há filmes que só são lembrados por sua premiação, mas já foram esquecidos por cinéfilos e críticos? Não falta polêmica e a certeza de muitos bons filmes que mereciam prêmios. No Momento Belas Artes à La Carte destacamos um vencedor da Palma de Ouro: Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios, de Emir Kusturica. No Puxadinho da Varanda repleto de destaques, o curta The Fall, a fita de terror Cujo, e o filme-concerto Depeche Mode: Spirits in the Forest. E, no Cantinho do Ouvin

  • EP 230 - A Criança Zombie | Ema | Má Educação

    EP 230 - A Criança Zombie | Ema | Má Educação

    06/05/2020 Duração: 02h39min

    [Ema, Ema, Ema, Cada Zumbi com Seu Problema] No episódio da semana, destacamos três filmes recentes que chegam ao Brasil nas plataformas de streaming e na TV a cabo: A Criança Zombie, Ema e Má Educação. Mas, antes, analisamos novidades no Boletim do Oscar: a Academia tomou decisões importantes, e vamos atualizar os varandeiros. Em seguida, conversamos sobre três lançamentos: o primeiro é o novo filme do francês Bertrand Bonello, de Nocturama e L'Apollonide, A Criança Zombie (14:43) faz conexão com a Paris atual e o Haiti dos anos 60, com um mergulho na origem dos zumbis. O novo filme do chileno Pablo Larraín também ganha destaque, com Ema (46:40) o diretor pretende refletir sobre a juventude do país a partir do perfil de uma mulher em transformação constante. Hugh Jackman é o protagonista de Má Educação (1:13:48), da HBO, sobre um dos maiores escândalos de fraude escolar nos EUA. No Puxadinho da Varanda, destaques bem ecléticos, com os filmes Você Nem Imagina, Fedora e Preparem seus Lenços, para ninguém r

  • EP 229 - Resgate | Tempo de Caça

    EP 229 - Resgate | Tempo de Caça

    29/04/2020 Duração: 01h16min

    [O Resgate do Soldado que Não Foge da Raia] O cinema de ação chega com tudo nos streamings - e no episódio da semana do Cinema na Varanda. Resgate (2:57) é uma superprodução com Chris Hermsworth em que o diretor estreante Sam Hargrave dialoga com o cinema do gênero que teve seu auge nos anos 80. Diretamente do festival de Berlim, um filme sul-coreano que foi sensação na Berlinale. Tempo de Caça (26:50) tem várias ambições: encena um futuro distópico de crise financeira, passa por um filme de assalto, mas foca mesmo num thriller de um assassinato profissional à caça de criminosos. No Momento Belas Artes à La Carte destacamos Ser ou Não Ser, a comédia clássica de Ernst Lubistch. No Puxadinho da Varanda, repleto de destaques, do live documentary do Beastie Boys a uma série de filmes disponíveis nos mais diversos serviços de streaming, e para ninguém reclamar de falta de opção nessa quarentena. E, no Cantinho do Ouvinte, os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

  • EP 228 - Sergio | O Lago do Ganso Selvagem

    EP 228 - Sergio | O Lago do Ganso Selvagem

    22/04/2020 Duração: 01h26min

    [Correr, Pacificar e Amar] A cinebiografia do diplomata brasileiro Sergio Viera de Mello chega aos streamings, com Wagner Moura e Ana de Armas como atores principais. Do mesmo diretor do documentário de mesmo nome, Sergio (1:27) resgata sua história e seu triste fim num ataque terrorista no Iraque. Outro filme também em destaque é o chinês O Lago do Ganso Selvagem (35:59), que fez parte da competição principal em Cannes e traz uma mistura interessante de cinema noir e comentário social no estilo do diretor Diao Yinan. No Momento Belas Artes à La Carte destacamos um filme de Jean-Luc Godard. No Puxadinho da Varanda tem o BIFF, as séries Nada Ortodoxa e Arremesso Final, e ainda relembrando o filme brasileiro Café com Canela. E, no Cantinho do Ouvinte, os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

  • EP 227 - Mad Max: Estrada da Fúria

    EP 227 - Mad Max: Estrada da Fúria

    15/04/2020 Duração: 01h20min

    [O Apocalipse é Agora?] Na nova edição da Cinemateca da Varanda, um filme que volta e meia aparece no podcast, desde o primeiro episódio. Mad Max: Estrada da Fúria foi um dos grandes filmes de 2015. Hora de rever e debater o longa mais recente de George Miller, ambientado num planeta onde água e combustível são os bem mais valiosos possíveis. Também é o momento de resgatar as lembranças e o contexto da trilogia de ação. Na conversa, surge um papo sobre o que será do cinema pós pandemia: haverá uma fatia de público que não se interessará mais pela experiência da tela grande? A indústria cinematográfica vai seguir com o mesmo tipo de filmes dos últimos anos? No Momento Belas Artes à La Carte destacamos Stalker e um pouco do cinema de Tarkovsky. No Puxadinho da Varanda o filme Tigertail, o Saturday Night Live da quarentena, e destaques disponíveis nos streamings. E, no Cantinho do Ouvinte, os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

  • EP 226 - O Poço | Cinema Espanhol

    EP 226 - O Poço | Cinema Espanhol

    08/04/2020 Duração: 01h02min

    [No Fundo do Poço] Hit da quarentena, o sci-fi-horror feito na Espanha se tornou sensação nesses tempos de domínio dos streamings. O Poço (1:49) tem causado discussões sobre seus tons de crítica social, rendendo explicações mirabolantes para seu final. E qual foi o veredito: ficou ou despenca da varanda? Aproveitamos também para destacar a mais recente safra do cinema espanhol: será que vai além de Almodóvar? São raros os filmes lançados no circuito comercial brasileiro e os streamings tem preenchido esse espaço com as produções de destaque. Destacamos alguns filmes, atrizes, atores e diretores para ficar de olho. No Momento Belas Artes à La Carte destacamos um filme de Jacques Tati menos conhecido, mas que vale conferir. No Puxadinho da Varanda destaques para A Mafia dos Tigres, Women Make Film – Um Novo Road Movie Através do Cinema e uma nova rodada de destaques disponíveis nos streamings. E, no Cantinho do Ouvinte, os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

  • EP 225 - Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças | Meninas Malvadas

    EP 225 - Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças | Meninas Malvadas

    01/04/2020 Duração: 01h29min

    [Brilho Eterno de Meninas Sem Noção] A Varanda revisita dois filmes do início dos anos 2000 que sobreviveram aos efeitos do tempo e hoje são amados por uma multidão. Nesses tempos de #fiqueemcasa, escolhemos títulos que se tornaram cult e os colocamos em votação dos varandeiros nas redes sociais. Os dois escolhidos são os temas em debate do episódio. Como será a impressão de revê-los tanto tempo depois? O primeiro deles é Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (5:42), dirigido por Michel Gondry, mas tem sua força na assinatura do roteirista Charlie Kaufman, com suas ideias inventivas e singulares. No longa, ele flerta com o romance, sem abandonar suas estranhezas. Meninas Malvadas (47:48), também de 2004, poderia ter sido mais um filme qualquer sobre o universo teen, mas o roteiro de Tina Fey cativou diferentes públicos e o transformou num filme icônico para toda uma geração. Boletim do Oscar com novidades no Globo de Ouro. No Momento Belas Artes à La Carte destacamos Quando Chega a Escuridão,

  • EP 224 - Contágio | Filmes de Epidemia

    EP 224 - Contágio | Filmes de Epidemia

    25/03/2020 Duração: 01h04min

    [A Quarentena que Habito] Em meio à ameaça de uma pandemia que fechou cinemas e levou a população a ficar em casa, um filme viralizou essa semana. 'Contágio' foi resgatado por narrar os efeitos em escala global de um vírus, e suas semelhanças com a crise atual. Um filme premonitório? Os varandeiros debatem o longa de 2011 dirigido por Steven Soderbergh.  Aproveitamos também para fazer um apanhado de filmes de Epidemia. Clássicos, recentes e outros nem tão badalados. Diferentes abordagens e gêneros, o leque de opções é farto desde Zumbis, sci-fi’s, Lars Von Trier, filmes românticos e, principalmente, os clichês que Hollywood sabe fazer com ninguém. No Momento Belas Artes à La Carte o clássico O Anjo Exterminador, de Luis Buñuel. No Puxadinho da Varanda uma nova rodada de destaques disponíveis nos streamings. E, no Cantinho do Ouvinte, os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

  • EP 223 - O Oficial e o Espião | Lost Girls - Os Crimes de Long Island

    EP 223 - O Oficial e o Espião | Lost Girls - Os Crimes de Long Island

    21/03/2020 Duração: 45min

    [Sem Cinema para Assistir] Em meio à pandemia global do novo coronavírus, e já nos desculpando pelo atraso, o novo episódio do podcast está no ar, numa versão mais enxuta e gravada remotamente. Entre os destaques está no novo, e polêmico, filme de Roman Polanski. O Oficial e o Espião foi premiado em Veneza e no César, e essa premiação causou muito rebuliço. Destaque em Sundance, e primeiro longa-metragem de ficção da documentarista Liz Garbus, em discussão Lost Girls – Os Crimes de Long Island (23:09) sobre a história real de uma mãe investigando o desaparecimento de sua filha. Um crime isolado ou mais um caso de serial killer? Destacamos também o clássico Conto de Verão, de Éric Rohmer no Momento Belas Artes à La Carte, além de uma lista de filmes para se encontrar em diferentes serviços de streaming nesse difícil período de quarentena. No Cantinho do Ouvinte os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. E fica nossa campanha para o #ficaemcasa a todos: estamos tentando fazer nossa parte e esp

  • EP 222 - Uma Vida Oculta | Impactos do Coronavírus no Cinema

    EP 222 - Uma Vida Oculta | Impactos do Coronavírus no Cinema

    10/03/2020 Duração: 01h10min

    [Corra que o Coronavírus vem aí] A Varanda da semana traz debates bem atuais, como as novas especulações de inclusões de categorias no Oscar (2:30) e os impactos que o Coronavírus (9:56) já causa na indústria do cinema. Quais filmes foram adiados e quais são as possíveis alterações no jogo de xadrez que é a distribuição de filmes pelo mundo? Blockbusters e cinema alternativo sofrem que tipo de consequências? Também abrimos espaço para o novo filme de Terrence Malick. Uma Vida Oculta (31:28) é seu retorno às origens que o consagrou ou está mais ligado ao tipo de cinema livre, leve e solto de seus mais recentes trabalhos? Puxadinho da Varanda destaca o filme espanhol A Trincheira Infinita, e o Cantinho do Ouvinte com os comentários dos ouvintes sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

  • EP 221 - O Homem Invisível | Voce Não Estava Aqui | Martin Eden

    EP 221 - O Homem Invisível | Voce Não Estava Aqui | Martin Eden

    03/03/2020 Duração: 01h26min

    [Três Homens e uma Mulher Bem Visível] A mulher bem visível no episódio desta semana é Elizabeth Moss. Cansada de uma relação abusiva, ela foge de casa e acredita ser perseguida pelo Homem Invisível (12:18). O filme de terror sensação desse início de ano está em debate na varanda. Nesses novos tempos de relações profissionais conectadas à tecnologia e a uma questionável ilusão de liberdade, Ken Loach está de volta com Você Não Estava Aqui (37:08) e seu cinema de alto engajamento social. Ainda temos Martin Eden (1:01:02), a adaptação à italiana de um livro do americano Jack London que cria um surpreendente retrato de um marinheiro que quer ser escritor por conta própria. Ainda há espaço para os 100 anos do lançamento de O Gabinete do Dr. Caligari, no Momento Belas Artes à La Carte. Antes, um giro pela premiação do Festival de Berlim e o protesto na entrega dos prêmios César. No Puxadinho da Varanda, destaque para a nova safra de animes dos Estúdios Ghibli que chegam à Netflix, a imperdível mostra sobre o c

  • EP 220 - Antes do Amanhecer | O Jovem Ahmed | Frankie

    EP 220 - Antes do Amanhecer | O Jovem Ahmed | Frankie

    25/02/2020 Duração: 02h41min

    [Todo Carnaval Tem Sua Varanda] Há vinte e cinco anos, conhecemos o caso de amor de Celine e Jesse. Nossa forma de resgatar Antes do Amanhecer (6:18), filme que encantou tanta gente, é revê-lo e trazê-lo ao debate nessa Varanda, em ritmo de Carnaval. Esse amor juvenil resiste até hoje? Destacamos também duas estreias que competiram na edição de 2019 de Cannes: O Jovem Ahmed (43:38), dos Irmãos Dardenne, e Frankie (1:10:59), que se passa em Portugal e é dirigido por Ira Sachs. A Varanda presta homenagem a Zé do Caixão. No Puxadinho da Varanda as séries Hunters e Pose, e o filme A Última Coisa que Ele Quis. E, no Cantinho do Ouvinte os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

  • EP 219 - Cinema Coreano dos Anos 2000 | O Preço da Verdade - Dark Waters

    EP 219 - Cinema Coreano dos Anos 2000 | O Preço da Verdade - Dark Waters

    18/02/2020 Duração: 02h43min

    [O Que é Que a Coreia Tem?] Com o sucesso estrondoso de Parasita no Oscar, o recente cinema sul-coreano (5:58) despertou interesse de muita gente. Quem ouve o Cinema na Varanda já conhece vários desses longas, mas, no episódio da semana, damos uma geral nos principais filmes dos ano 2000 e nos diretores mais conhecidos para entender que tipo de cinema a Coréia do Sul faz, consome e exporta. Para fechar o papo, um top 5. Se tem filme novo de Todd Haynes no circuito, o diretor é escalado para debate no podcast. O Preço da Verdade – Dark Waters (1:00:29) é um drama de tribunal com Mark Rufallo e Anne Hathaway sobre um advogado obcecado por um caso envolvendo uma importante indústria química. Será que fica ou cai da Varanda? O diretor ainda ganha espaço no Momento Belas Artes à La Carte com um de seus grandes filmes. Boletim do Oscar? (1:30). Acredite se quiser, já temos as primeiras prévias de oscarizáveis. No Puxadinho da Varanda tem o documentário Sérgio, os filmes Antologia da Cidade Fantasma e Cica

  • EP 218 - Oscar 2020

    EP 218 - Oscar 2020

    11/02/2020 Duração: 02h46min

    [Parasite Now] A Varanda repercute o resultado do Oscar 2020 com um convidado mais que especial, Miguel Barbieri, um dos maiores críticos de cinema do Brasil. Afinal: finalmente o Oscar de Melhor Filme foi para o melhor filme do ano? Quem foram os injustiçados? E o que muda na indústria com a vitória de uma produção coreana? Tem também os vencedores do Bolão da Varanda - Oscar 2020, o momento Belas Artes à La Carte, que destaca filme Possessão, Puxadinho da Varanda com destaque para Aves de Rapina e Miss Americana, além do Cantinho do Ouvinte e os comentários dos ouvintes sobre o episódio anterior.

  • EP 217 - Jojo Rabbit | Joias Brutas | Boletim do Oscar: Bafta/WGA

    EP 217 - Jojo Rabbit | Joias Brutas | Boletim do Oscar: Bafta/WGA

    04/02/2020 Duração: 02h47min

    [Joias, Trapaças e um Hitler Saltitante] Na última semana antes do Oscar 2020, antecipamos nossos comentários sobre Jojo Rabbit (13:42), de Taika Waititi, com 6 indicações e tom de sátira ao nazismo. A fábula provocativa se pendura ou despenca da Varanda? Lançado diretamente em streaming, chega por aqui um dos filmes-sensação da temporada, e com Adam Sandler surpreendendo longe das comédias de sempre. Jóias Brutas (45:30) é o novo trabalho dos irmãos Safdie. Foi esnobado pelo Oscar, mas será que na Varanda a recepção ao filme foi positiva? Boletim do Oscar (1:43) com os premiados no WGA e Bafta, além do tradicional Bolão da Varanda e nossas apostas nas categorias principais. Ainda temos o Momento Belas Artes à La Carte, e, no Puxadinho da Varanda (1:20:10), tem Judy – Muito Além do Arco-Íris e as animações dos Studios Ghibli que chegam em streaming. No Cantinho do Ouvinte os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. Bom podcast! Participe do Bolão: https://forms.gle/1vZwSnK1aCNvCsbh6

  • EP 216 - 1917 | Um Lindo Dia na Vizinhança | Boletim do Oscar: DGA

    EP 216 - 1917 | Um Lindo Dia na Vizinhança | Boletim do Oscar: DGA

    28/01/2020 Duração: 02h39min

    [Tem Mensagem pra Você] Chegou a vez da nossa conversa sobre o grande favorito ao Oscar 2020. No Boletim do Oscar, nossa análise sobre a vitória de Sam Mendes no DGA. Logo depois, 1917 (13:24) entra em debate: a imersão do plano-sequencia único, passando por seu apuro técnico, e até uma discussão sobre montagem e fotografia. Também falamos de Um Lindo Dia na Vizinhança (1:09:33), o filme dirigido por Marielle Heller sobre o encontro do apresentador infantil Fred Rogers e um jornalista com fama de durão. O longa rendeu uma nova indicação a Tom Hanks ao Oscar. E temos novidade: a parceria da varanda com o streaming Belas Artes à La Carte! Além disso, no Puxadinho da Varanda o destaque para os filmes A Melhor Juventude e O Despertar das Formigas. E no Cantinho do Ouvinte os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

  • EP 215 – O Escândalo | Os Miseráveis | Boletim do Oscar (SAG, PGA, Eddie Awards)

    EP 215 – O Escândalo | Os Miseráveis | Boletim do Oscar (SAG, PGA, Eddie Awards)

    20/01/2020 Duração: 01h21min

    [Tiro, Porrada e Bombshell] Em debate esta semana, mais dois filmes com indicações ao Oscar. O Escândalo (9:25) traz o caso de assédio sexual que derrubou o todo-poderoso CEO da Fox News. Um assunto importante garante um grande filme? Os Miseráveis (41:45) pode ser visto como uma atualização do clássico de Victor Hugo, mas, acima de tudo, como um filme que trata a urgência que se tornou a questão da integração multicultura francesa. Dirigido pelo estreante Ladj Ly, indicado ao Oscar de melhor Filme Internacional, além de ter dividido um importante prêmio com Bacurau em Cannes. Tem também o Boletim do Oscar (1:00) com os prêmios do PGA, SAG e Eddie, e como ficou a Corrida ao Oscar depois das vitórias de 1917 e Parasita. Puxadinho da Varanda (1:11:43) com os filmes Instinto e Ameaça Profunda. No Cantinho do Ouvinte os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

  • EP 214 - Indicados Oscar 2020 | Adoraveis Mulheres | Retrato de Uma Jovem em Chamas

    EP 214 - Indicados Oscar 2020 | Adoraveis Mulheres | Retrato de Uma Jovem em Chamas

    14/01/2020 Duração: 02h54min

    [Retrato de um Oscar em Chamas] Quem são os favoritos ao Oscar? Com a divulgação dos indicados em todas as categorias, os varandeiros se debruçam sobre os concorrentes e destacam os que chegam com grandes chances, os esquecidos e as surpresas. Enfim: tudo sobre o começo da corrida dos prêmios da Academia de Hollywood. Dois filmes dirigidos por mulheres, e com temática feminina forte, estão em debate no podcast: Adoráveis Mulheres (39:39), de Greta Gerwig, e Retrato de uma Jovem em Chamas (1:11:09), da francesa Celine Sciamma. E, no Cantinho do Ouvinte, os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior.

  • EP 213 - Globo de Ouro | O Caso Richard Jewell | O Farol

    EP 213 - Globo de Ouro | O Caso Richard Jewell | O Farol

    07/01/2020 Duração: 02h37min

    [O Clássico, o Ousado, e o Sem Cortes] No primeiro episódio do ano, a Varanda repercute o resultado do Globo no Ouro. Será que o filme 1917, de Sam Mendes, ganhou força total nessa fase da Corrida do Oscar? Os varandeiros também conversam sobre duas grandes estreias da semana: O Caso Richard Jewell (28:50), de Clint Eastwood, e O Farol (1:02:17), dirigido por Robert Eggers. No Puxadinho da Varanda tem Frozen 2 (1:29:05) e, no finalzinho do episódio, Chico Fireman deixa seus palpites para os indicados ao Oscar. No Cantinho do Ouvinte, as opiniões dos ouvintes sobre o Varanda Awards. Bom Podcast!

página 1 de 12

Informações: