Mais São Paulo

Mais São Paulo

Sinopse

Um time de apaixonados pela capital paulista

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Tive a oportunidade de transformar lixo em objeto de conhecimento através da robótica
    'Tive a oportunidade de transformar lixo em objeto de conhecimento através da robótica'
    Duração: 35min | 15/10/2019

    Participa do comentário de Raul Juste Lores a professora Débora Garofalo. Ela é a primeira brasileira a se tornar finalista do Global Teacher Prize. A professora realizou, em sala de aula, um projeto para transformar sucata em robótica.

  • Hoje, a gente deu fim às escolas de princesas
    'Hoje, a gente deu fim às escolas de princesas'
    Duração: 27min | 14/10/2019

    Michel Alcoforado elogia a iniciativa do projeto Plano de Menina e destaca que a ocupação do Masp é "uma grande iniciativa". Ele comemora o fato de que, atualmente, os pais se preocupam cada vez menos em formar filhas que apenas se enquadrem em regras de etiqueta. Comentarista discute a mudança no comportamento e na integração de crianças e adolescentes ao longo dos anos e o papel do machismo na nossa sociedade.

  • As polêmicas envolvendo a organização do Pedal Anchieta
    As polêmicas envolvendo a organização do Pedal Anchieta
    Duração: 29min | 14/10/2019

    Renata Falzoni fala sobre as confusões envolvendo a organização do Pedal Anchieta, descida de ciclistas para o litoral, que acontece em dezembro deste ano. A comentarista explica que, nesta edição, a organização deixou de ser do estado e passou a ser de uma ONG, que vem enfrentando muita dificuldade porque é muita coisa para abraçar.

  • Um golpe duro na nova forma de se entender a cidade de São Paulo
    Um golpe duro na nova forma de se 'entender' a cidade de São Paulo
    Duração: 07min | 10/10/2019

    Renata Falzoni comenta decisão 'gravíssima' da Câmara de Vereadores de mudar a destinação do fundo de recursos para desenvolvimento urbano, o Fundurb. Atualmente, 30 por cento do fundo, de um total de R$ 500 milhões, são para implantação de sistemas de transporte público coletivo e cicloviário. Agora, com a nova medida, o dinheiro pode ir para outras áreas. 'Quando os vereadores fazem essa manobra jabuti, eles estão dizendo que o fundo pode ser, por exemplo, usado para asfaltar rua. É um golpe na ferramenta que a gente tem para mudar a cidade'.

  • O que o projeto de lei prevê é excluir a população trans da prática esportiva
    'O que o projeto de lei prevê é excluir a população trans da prática esportiva'
    Duração: 15min | 09/10/2019

    Américo Sampaio critica o PL que proíbe a participação de atletas trans em equipes do gênero ao qual esse esportista se identifica. "É inconstitucional, não é atribuição da Alesp fazer esse tipo de definição e, em termos concretos, expressa o preconceito que a sociedade brasileira tem com a população trans", diz.

  • A retomada do público nos teatros municipais
    A retomada do público nos teatros municipais
    Duração: 14min | 08/10/2019

    Raul Juste Lores avalia que "é uma grande notícia que as pessoas estejam demonstrando que, apesar do radicalismo político, [...] o grande público consome cultura e vai continuar consumindo". Neste ano, em São Paulo, houve um aumento de quase 30% do público nos teatros. Ele comemora o fato e o atribui a uma série de fatores. Comentarista destaca o trabalho do diretor Pedro Granato, que tem muita articulação no meio cultural.

  • A gente traz a competição como elemento condutor do nosso dia a dia
    'A gente traz a competição como elemento condutor do nosso dia a dia'
    Duração: 08min | 04/10/2019

    Michel Alcoforado fala sobre a postura da nossa sociedade atualmente e casos de violência que chocaram São Paulo nos últimos dias. O comentarista avalia que, ao encarar a competição dessa maneira, a lógica seguida é que "a melhor maneira de ganhar é acabar com o outro. E é isso que temos visto no dia a dia". Em sua avaliação, estamos vivendo o momento "de um Brasil que não acredita mais em debate, na diferença e que a gente precisa obedecer às regras".

  • Mais do que um elemento eleitoral, orçamento público é um projeto de cidade
    'Mais do que um elemento eleitoral, orçamento público é um projeto de cidade'
    Duração: 21min | 02/10/2019

    Américo Sampaio faz uma análise sobre a proposta de Orçamento para 2020 apresentada pela Prefeitura de São Paulo. Enquanto houve um crescimento significativo no orçamento previsto para questões relacionadas à zeladoria, secretarias como a de assistência social, a da pessoa com deficiência e a de esportes sofreram reduções.

  • Carnaval é uma rara festa de mistura de gente em São Paulo
    'Carnaval é uma rara festa de mistura de gente em São Paulo'
    Duração: 13min | 01/10/2019

    Para Raul Juste Lores, em uma cidade tão espalhada e tão segregada, é uma mistura muito bem-vinda. Mas como qualquer grande multidão, nós ainda temos muito a progredir na educação com o outro e com o espaço público.

  • A organização do Rock in Rio e como isso pode refletir nas cidades
    A organização do Rock in Rio e como isso pode refletir nas cidades
    Duração: 24min | 30/09/2019

    Renata Falzoni fala sobre sua experiência no evento de música que ocorreu no Rio de Janeiro neste final de semana. Ela elogiou a organização do Rock in Rio e fez paralelos do que aconteceu por lá com a estrutura de uma cidade, citando medidas para transporte público e limpeza.

  • Aplicativo para mapear o sono e o ronco: era só o que faltava?
    Aplicativo para mapear o sono e o ronco: era só o que faltava?
    Duração: 09min | 27/09/2019

    O assunto do Michel Alcoforado hoje foi o aplicativo que mapeia seu sono. O sleep timer mede quanto tempo você fica em sono profundo. O app ainda compara seu sono em uma noite com as noites anteriores. No mapeamento entra, até mesmo, o ronco do 'investigado'. 'Nossa vida na cama está cada vez mais complicada pelo modelo de cidade que emite cada vez mais estímulo', diz.

  • Falta estímulo à prática esportiva por meio de equipamentos públicos em SP
    Falta estímulo à prática esportiva por meio de equipamentos públicos em SP
    Duração: 10min | 25/09/2019

    Américo Sampaio comenta pesquisa que mostra o alto nível de sedentarismo da população de São Paulo. A falta de acesso a equipamentos públicos é um problema grave na cidade: 'nossa rede de equipamentos é precária ainda. Recentemente apenas começou a política de academia a céu aberto'. Mais São Paulo ainda conversou com Sylvia Cruz, do Corrida Amiga, que vai participar de um evento prá lá de especial promovido pela CBN, o Festival Mais São Paulo.

  • Os 60 anos do prédio Nações Unidas em SP
    Os 60 anos do prédio Nações Unidas em SP
    Duração: 08min | 24/09/2019

    Num dia em que o mundo inteiro está de olho na ONU, Mais SP fala sobre os 60 anos do prédio Nações Unidas. Propaganda do imóvel na época da construção tinha direito a logo da ONU.

  • Nova ferramenta permite apontar falhas na estrutura cicloviária
    Nova ferramenta permite apontar falhas na estrutura cicloviária
    Duração: 18min | 23/09/2019

    Para chegar ao estúdio nesta segunda-feira, Renata Falzoni usou sua bicicleta, como de costume, mas desta vez, também utilizou o 'bicibot', que está sendo lançado hoje. Trata-se de uma plataforma disponível em aplicativos, como o Telegram e Twitter, e que é usada para denunciar locais das cidades de SP e RJ em que as estruturas cicloviárias demandam obras.

  • Aventura por São Paulo (e com uma pequena a tiracolo)
    Aventura por São Paulo (e com uma pequena a tiracolo)
    Duração: 18min | 20/09/2019

    Michel Alcoforado fez uma incursão por SP com sua afilhada 'a tiracolo'. Ele diz que a imersão deixou claro que, para as crianças de hoje, não dá mais pra não ter um roteiro pré-definido. 'Agora entendo o desespero dos pais que têm que preparar um circuito nas férias'. A opção de Michel foi levar a criança a museus, como o do Futebol e o da Imaginação. Ele faz uma reflexão e acredita que um novo modelo de educação parece em curso quando o assunto é a relação com as crianças. Para o comentarista, isso tem pontos positivos, mas mostra excesso de preocupação em levar informação aos pequenos. A questão é: onde entra o livre brincar?

  • Sabesp diz que aumento de poluição do Tietê é flutuação momentânea
    Sabesp diz que aumento de poluição do Tietê é 'flutuação momentânea'
    Duração: 02min | 19/09/2019

    Companhia de saneamento de SP alega que aumento da mancha de poluição do rio Tietê ao crescimento na produção de esgoto em cidades não atendidas pela companhia. Pelos dados divulgados ontem, mancha alcançou 163 km do rio, aumento de 36% em relação ao ano passado.

  • Compra do espaço aéreo e as regras da outorga onerosa
    Compra do espaço aéreo e as regras da outorga onerosa
    Duração: 12min | 18/09/2019

    Américo Sampaio explica o conceito de outorga onerosa, um mecanismo criado no Estatuto das Cidades, em 2011. Em São Paulo, ela vale desde 2013. Trata-se de uma contribuição que as empresas fazem quando vão construir acima do limite de andares permitido em determinada área. É, grosso modo, a compra do espaço aéreo.

  • São Paulo está preparada para enfrentar esse calor todo?
    São Paulo está preparada para enfrentar esse calor todo?
    Duração: 10min | 17/09/2019

    A cidade já vive altas temperaturas. E os recursos para amenizar os efeitos do calorão foram sendo afetados ao longo do tempo. É o caso dos rios. As estimativas mais conservadoras dizem que São Paulo tem até 500 rios e córregos. Poucos sobraram e os que não foram canalizados viraram rios mortos. Para Raul Juste, 'o que a gente precisa é de voltar a ter a natureza original. Não estamos nem na Islândia e nem no Saara'. Ele defende que se volte com rios e córregos que estão encobertos.

  • Audiência pública na Câmara Municipal de SP vai debater política para bicicletas na cidade
    Audiência pública na Câmara Municipal de SP vai debater política para bicicletas na cidade
    Duração: 27min | 16/09/2019

    Fabíola Cidral e Renata Falzoni pedalaram pela Zona Leste da capital paulista e encontraram diversos problemas, especialmente a falta de ligação entre as ciclovias. A prefeitura anunciou, este mês, 173 km de novas ciclovias para ligar as que estão desconectadas, e requalificação de outras 310 ciclovias, com gastos estimados em R$ 320 milhões.

  • Existe (muito) amor em (e por) SP!
    Existe (muito) amor em (e por) SP!
    Duração: 16min | 13/09/2019

    Michel Alcoforado fala sobre o amor por São Paulo, uma cidade que olha para si mesmo, apesar de não ter grandes monumentos naturais. O 'Atlax - guia cultural de São Paulo' mostra as atrações da capital sob um olhar bem interessante e inovador. 'Os guias trazem um frescor que a tecnologia não pode nos proporcionar', afirma. Para esta conversa, quadro convidou Ricardo Feldman, autor do guia. A ideia central é que, como não possui grandes monumentos naturais, município tem tempo de olhar para si mesmo. É uma forma nova de 'ler' o espaço público, de pegar a cidade para si.

  • Prefeito de SP negocia com vereadores projeto de regularização de imóveis
    Prefeito de SP negocia com vereadores projeto de regularização de imóveis
    Duração: 20min | 11/09/2019

    O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, se reuniu com mais de 40 vereadores para debater o chamado 'PL da Anista', que visa a regularizar imóveis residenciais ou comerciais da cidade. Na sua maioria, são imóveis com algum tipo de irregularidade. Cerca de 80% dos imóveis de São Paulo estão em situação irregular. O projeto prevê regras específicas para regularização das construções.

  • A arquitetura nossa de todo dia
    A arquitetura nossa de todo dia
    Duração: 16min | 10/09/2019

    Raul Juste Lores comenta a 12ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura, que tem como tema 'Todo dia', ou seja, a arquitetura cotidiana: 'a arquitetura é parte da nossa vida, quer a gente queira ou não'. CBN São Paulo ainda ouviu o presidente do IAB, Fernando Túlio, que acredita que o papel do evento é sensibilizar um público mais amplo. Ainda no quadro de hoje: prefeitura estuda alternativas para a casa do arquiteto Hans Broos, que não deixou herdeiros.

  • Prefeitura de SP estuda alternativas para casa do arquiteto Hans Broos
    Prefeitura de SP estuda alternativas para casa do arquiteto Hans Broos
    Duração: 03min | 10/09/2019

    Como ele não deixou herdeiros e a casa não paga IPTU desde 2012, então há uma grande dívida, o que levou a uma ação de penhora. Muita gente se mostrou interessada no imóvel, que fica entre Morumbi e Paraisópolis. Ali pode virar um grande centro cultural e social para Paraisópolis.

  • Maior parte das profissionais da noite não está nas ruas porque quer
    Maior parte das profissionais da noite não está nas ruas porque quer
    Duração: 18min | 09/09/2019

    Renata Falzoni comenta série especial da CBN sobre os prostíbulos que se proliferam em São Paulo. Para isso, ela faz uma viagem no tempo, quando começou a andar de bike pelas ruas da capital e se deparava sempre com grupos de profissionais da noite. 'Uma vez, eu parei e fiz um grupo de meninos conversar com as garotas. A partir dali, eles pararam de incomodar as profissionais da noite. São pessoas que, em sua maioria, não estão lá porque querem ou optaram.' Renata ainda comenta a decisão pela retirada das ciclofaixas de lazer da cidade.

  • Camilo Cristófaro não foi racista ao chamar Holiday de macaco de auditório
    'Camilo Cristófaro não foi racista ao chamar Holiday de macaco de auditório'
    Duração: 08min | 06/09/2019

    Michel Alcoforado afirma que o termo é uma referência às moças que ficavam agitadas demais na plateia de programas de rádio na década de 1920. O comentarista sugere o estudo da origem do uso e do significado que as expressões têm no Brasil. 'A fala não tem origem nem significado racista', enfatiza Alcoforado.

  • Reunião é gesto político para demonstrar alinhamento de Doria e Covas
    Reunião é 'gesto político' para demonstrar alinhamento de Doria e Covas
    Duração: 11min | 04/09/2019

    Américo Sampaio avalia que a reunião de hoje entre o prefeito e o governador de São Paulo serve para amenizar rumores de uma possível articulação entre PSDB e DEM para a eleição do ano que vem. "Pela primeira vez em 30 anos, prefeito mandatário não é nome certo para disputar reeleição", diz.

  • Tombamento, sozinho, não resolve nada
    'Tombamento, sozinho, não resolve nada'
    Duração: 31min | 03/09/2019

    Raul Juste Lores fala sobre a vila operária João Migliari, no Tatuapé, que foi demolida no domingo, um dia antes de o processo de análise do tombamento ser aprovado pelo Conpresp. Ele avalia que esse é um dos casos das "hipocrisias paulistanas" e que "todo mundo chegou tarde". Ele defende que os vizinhos tinham que ter se organizado antes para pedir o tombamento e a sociedade precisa estar disposta a colocar a mão no bolso. E levanta ainda outra questão: "Se toda vilinha tivesse que ser preservada, a gente vai construir e abrigar moradores onde?”, questiona.

  • Ciclofaixas não só iniciam pessoas no ato de pedalar, como promovem saúde à população
    'Ciclofaixas não só iniciam pessoas no ato de pedalar, como promovem saúde à população'
    Duração: 06min | 02/09/2019

    Renata Falzoni comenta o fato das ciclofaixas de lazer terem sido temporariamente suspensas em São Paulo. Ela avalia que, com isso, "a prefeitura não só deixa de prover uma política pública de promoção de saúde e lazer, como fere acordos e leis já estabelecidos".

  • Proibição de fumar em parques públicos de São Paulo é mais um passo à civilização
    Proibição de fumar em parques públicos de São Paulo 'é mais um passo à civilização'
    Duração: 14min | 30/08/2019

    Michel Alcoforado avalia que a proibição mostra que São Paulo está "se conectando com o que há de mais moderno no mundo". Na avaliação do comentarista, o "limite de um termina quando invade o espaço do outro" e ressalta que a fumaça do cigarro impacta não só quem está fumando, como também a saúde do outro. Ele defende, entretanto, que os parques tenham um local específico para os fumantes.

  • Dois projetos de lei extremamente significativos serão debatidos na Câmara Municipal hoje
    Dois projetos de lei 'extremamente significativos' serão debatidos na Câmara Municipal hoje
    Duração: 27min | 28/08/2019

    Américo Sampaio destaca dois projetos, que devem ser aprovados. São eles o PL de criação do parque do Bexiga e o projeto que garante PPPs de cemitério e serviço funerário. Comentarista fala ainda sobre o papel dos movimentos sociais por moradia. "Crime é uma pessoa não ter onde morar", diz.

Informações: