Pablo Braga Gusmans Podcast

Pablo Braga Gusman's Podcast

Sinopse

Podcast by Medicina do Conhecimento

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Fórum de Mídias Sociais
    Fórum de Mídias Sociais
    Duração: 39min | 23/06/2019

    Fórum de Mídias Sociais by Medicina do Conhecimento

  • Inteligência financeira com 4 dicas
    Inteligência financeira com 4 dicas
    Duração: 08min | 04/12/2018

    Olá! Bom dia , boa tarde, boa noite. Esse é mais um podcast do Medicina do Conhecimento. Ciência e informação a qualquer momento, em todo lugar. Eu sou Pablo Gusman, o anestesiador. E como compartilhar é multiplicar esse podcast foi produzido pela grande parceria do Medicina do Conhecimento e Saúde Mais Ação! O autor é o parceiro Dr Francinaldo Gomes, Neurocirurgião, Mestre em Neurociências, Autor dos Livros Bolsa Valores para Médicos, Finanças no Consultório: Como maximizar os resultados e Enriquecer faz bem à saúde e é Especialista em investimento em ações e mercado de opções. Que tal como desenvolver inteligência financeira com 4 dicas? Ouça mais podcasts Medicina do Conhecimento no spotify, itunes, youtube e soundcloud. Não deixe de seguir e dar seu like! Fique ligado nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram Medicina do Conhecimento, afinal Compartilhar é multiplicar!

  • Laringoespasmo em crianças
    Laringoespasmo em crianças
    Duração: 10min | 22/11/2018

    O laringoespasmo é mais comum em crianças e é uma preocupação importante e contínua, sendo uma das principais causas de parada cardíaca nesses pacientes. O tratamento é feito com oxigênio a 100%, pressão positiva e manobras para impedir a obstrução das VA superiores. O laringoespasmo que não melhora com essas medidas deve ser tratado com succinilcolina na dose de até 2mg/kg EV. Uma alternativa para o tratamento precoce dessa condição é o aprofundamento anestésico com propofol 0,5mg/kg EV. Caso o laringoespasmo ocorra durante indução inalatória em paciente ainda sem acesso venoso disponível, a succinilcolina pode ser administrada via intramuscular (até 4mg/kg), no quadríceps ou deltóide.

  • CIAVENT 2019
    CIAVENT 2019
    Duração: 12min | 18/11/2018

    Olá! Bom dia, boa tarde, boa noite. Com grande entusiasmo apresentamos a programação do CIAVENT 2019 – Curso Internacional de Atualização em Ventilação Mecanica e ECMO – Oxigenação por membrana extracorpórea. Esse é mais um podcast do Medicina do Conhecimento. Ciência e informação a qualquer momento, em todo lugar. Eu sou Pablo Gusman, o anestesiador e como compartilhar é multiplicar, vamos conversar com nosso parceiro no CIAVENT, Dr Marcelo Gama de Abreu, atualmente no Board de diretores da Sociedade Européia de Anestesiologia, Vice-Diretor do Departamento de Anestesiologia e Terapia Intensiva e Diretor do Programa de SARA e ECMO – Hospital Universitário de Dresden, Uniklinikum Carl Gustav Carus, em Dresden, Germany. O CIAVENT surgiu da idéia de oferecer ao médico brasileiro a oportunidade de um curso de imersão no exterior e com a grande vantagem do curso ser em português, em uma instituição de ensino e pesquisa de referência no mundo. Um momento de portas abertas para visita e entrada na instituiçao renomada atualmente classificada como a segunda mais importante universidade alemã. Juntando ciência e turismo, o roteiro inclui o curso em português e passeios pela região com guias falando português. Além de uma atividade intensa para os acompanhantes! Bem vindo ao Medicina do Conhecimento, Dr Marcelo! Fale-nos um pouco sobre a Universidade de Dresden onde você atua como médico e pesquisador Não perca essa oportunidade de estarmos juntos no CIAVENT 2019 em Dresden, Alemanha. Faça contato com a agência organizadora do evento, Aquela Sua Viagem pelas redes sociais twitter, facebook e instagram @aquelasuaviagem ou mande um email para contato@aquelasuaviagem.com.br Baixe o aplicativo para IOS e Android Aquela Sua Viagem e fique ligado nas novidades! Escolha sua plataforma e ouça mais podcasts pelo Spotify, Itunes, Soundcloud e Youtube. Entre em contato e mande sua sugestão para o próximo podcast. Gostou? Compartilhe, dê seu like e deixe suas estrelas. Fique ligado nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagra

  • ERAS em cirurgia bariátrica
    ERAS em cirurgia bariátrica
    Duração: 10min | 13/11/2018

    Estratégias para acelerar a recuperação pós-operatória com o protocolo ERAS em cirurgia bariátrica.

  • Como está sua saúde financeira? Saúde Mais Ação
    Como está sua saúde financeira? Saúde Mais Ação
    Duração: 07min | 13/11/2018

    Como está sua saúde financeira? Saúde Mais Ação e Medicina do Conhecimento fazem uma parceria para oferecer conteúdo sobre finanças para você, seu consultório e sua empresa.

  • Redução da mortalidade pela cirurgia segura. Você é protagonista?
    Redução da mortalidade pela cirurgia segura. Você é protagonista?
    Duração: 05min | 12/11/2018

    Redução da mortalidade pela cirurgia segura. Você é protagonista? by Medicina do Conhecimento

  • Embolia gasosa no intra-operatório
    Embolia gasosa no intra-operatório
    Duração: 01min | 04/11/2018

    A embolia gasosa ocorre com a entrada de gás, frequentemente ar, a favor de um gradiente de pressão para o sistema vascular. Os pacientes na posição de cefaloaclive estão em risco de embolia gasosa quando grandes leitos venosos são abertos. Procedimentos cirúrgicos suscetíveis são cirurgias cardíacas, ressecção hepática, artroplastias de quadril e cesarianas, sendo que aqueles na posição sentada para cirurgia de fossa posterior, estão em ainda maior risco. O ar frequentemente localiza-se no AD antes da passagem para o VD e as características clínicas são dependentes do volume e do fluxo de gás direcionado para a circulação. Grandes volumes podem ocasionar queda do DC e, consequentemente, diminuição da capnometria. Aritmia, dispneia, hipóxia, cianose, broncoespasmo e edema pulmonar também podem ser vistos. O alerta pode ser dado pela queda brusca da capnografia, mas o ECO-TE é a maneira mais precisa para o diagnóstico e o principal objetivo do tratamento é identificar a fonte de entrada de ar e dar suporte hemodinâmico. Ouça mais podcasts Medicina do Conhecimento no spotify, itunes, youtube e soundcloud. Não deixe de seguir e dar seu like! Fique ligado nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram Medicina do Conhecimento, afinal Compartilhar é multiplicar!

  • Controle da glicemia no intra-operatório
    Controle da glicemia no intra-operatório
    Duração: 01min | 04/11/2018

    No intra-operatório, a glicemia deve ser mantida entre 100-180 mg/dL, podendo ser tolerada até 200 mg/dL, caso o paciente tenha DM mal controlada e esteja em regime de mudança de medicação. A correção de hiperglicemia com drogas e manutenção de valores próximos de 100 mg/dL aumenta o risco de hipoglicemia. Os níveis de hiperglicemia devem ser corrigidos com insulina de ação rápida em infusão contínua com controle horário até a meta. E daí a cada 2 horas no intra-operatório. Vale ressaltar que os níveis de potássio devem ser verificados, uma vez que a insulina é capaz de promover hipocalemia. Em caso de hipoglicemia abaixo de 70 mg/dL, até 20 g de glicose podem ser administrados.

  • Sangramento no intraoperatório
    Sangramento no intraoperatório
    Duração: 01min | 04/11/2018

    O paciente sangra no intra-operatório e você não identifica causa aparente? Verifique e corrija acidose, hipotermia e o cálcio de seu paciente. Por isso escolha bem seu fluido de manutenção intraoperatória, sempre use métodos para manter a temperatura do paciente e inclua o cálcio como importante eletrólito para monitorização laboratorial durante sua anestesia. Junto com boa hemostasia cirúrgica, esse fatores corrigidos podem ser o fator diferencial para cessar a hemorragia intraoperatória.

  • Edema de vias aéreas
    Edema de vias aéreas
    Duração: 01min | 29/10/2018

    Edema de vias aéreas é uma possível complicação cirúrgica em pacientes submetidos a procedimentos prolongados na posição de decúbito ventral ou de Trendelenburg. Apesar dos edemas facial e escleral ser um sinal físico importante que pode alertar o anestesista para presença de edema de vias aéreas, pode-se negligenciar o edema significativo de tecido faríngeo. Se a extubação na sala cirúrgica estiver prevista nesses pacientes, a avaliação da permeabilidade das vias aéreas deve preceder a remoção do TOT. Desinsufla-se o balonete e com a oclusão da extremidade proximal do TOT, pedimos-se então para o paciente respire profundamente. O fluxo adequado de ar sugere que as vias aéreas do paciente permanecerão patentes após a extubação traqueal. Fique ligado! A reintubação de emergência nesses pacientes pode ser catastrófica!

  • Os médicos e objeção de consciência em seus atos
    Os médicos e objeção de consciência em seus atos
    Duração: 06min | 14/06/2018

    Uma das sessões de debate prós e contras na Euroanestesia em 2018 concentrou-se na possibilidade ou não de os médicos se oporem conscienciosamente à prestação de cuidados aos pacientes com base em seus valores ou crenças pessoais, um cenário que poderia posicioná-los diretamente contra os desejos do paciente. O debate vai além do pessoal quando se tem limitações físicas e econômicas que possam influenciar nas decisões pessoais de cada profissional, dois pacientes, uma vaga, um senil ou uma criança. Existem preocupações frente a objeção de consciência, incluindo: privilégio religioso; a identificação de limites apropriados; e preocupações sobre o acesso a serviços. E você? Acha que os médicos devem usar suas objeções de consciência na pratica ou seguir exclusivamente a vontade de seus pacientes?

  • Anestesiologista Intensivista no século 21
    Anestesiologista Intensivista no século 21
    Duração: 03min | 02/06/2018

    O professor Claude Martin do Centro Hospitalar Universitário Norte, Marselha, França teve a honra de ministrar a palestra Sir Robert MacIntosh em 2018 com o tema Anestesia no século 21: do Médico intravenoso a Anestesiologista-Intensivista. Para oferecer o melhor nível de cuidado ao paciente, todos os anestesiologistas devem ser capazes de diagnosticar e tratar disfunções orgânicas graves no período peri-operatório. Isso deve ser feito de acordo com os conhecimentos mais recentes relacionados à prática de cuidados intensivos. Fazendo um parêntese, Eu costumo usar a regra dos 80 20 e dizer que a maioria dos anestesistas consegue tratar 80% dos casos com seus eventos adversos. Somente os anestesiologistas bem preparados tem capacidade suficiente para tratar dos 80 mais os 20% que exigem total conhecimento da especialidade, proficiente em emergência, teoria e prática farmacológica.

  • O foco da liderança na qualidade e segurança
    O foco da liderança na qualidade e segurança
    Duração: 08min | 10/05/2018

    Entrevista com Dr José Ribamar Branco, Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente durante o International Forum on Quality and Safety in Healthcare 2018.

  • Desafios para a segurança e qualidade na saúde
    Desafios para a segurança e qualidade na saúde
    Duração: 07min | 10/05/2018

    Desafios para a segurança e qualidade na saúde

  • Mundo do Vinho
    Mundo do Vinho
    Duração: 06min | 19/04/2018

    Mundo do Vinho

  • Melhoria de resultados pós-operatórios
    Melhoria de resultados pós-operatórios
    Duração: 05min | 29/03/2018

    Melhoria de resultados pós-operatórios

  • Síndrome de Paris
    Síndrome de Paris
    Duração: 03min | 25/03/2018

    Síndrome de Paris by Medicina do Conhecimento

  • História do Vinho
    História do Vinho
    Duração: 10min | 25/03/2018

    História do Vinho

  • O vinho e sua temperatura correta
    O vinho e sua temperatura correta
    Duração: 07min | 25/03/2018

    O vinho e sua temperatura correta

  • Esmolol intraoperatório reduz a dor pósoperatória e o consumo de opióides
    Esmolol intraoperatório reduz a dor pósoperatória e o consumo de opióides
    Duração: 05min | 21/03/2018

    Esmolol intraoperatório reduz a dor pósoperatória e o consumo de opióides

  • Anestesiologista, o líbero da medicina
    Anestesiologista, o líbero da medicina
    Duração: 05min | 14/03/2018

    Anestesiologista, o líbero da medicina

  • Supraotimização perioperatória
    Supraotimização perioperatória
    Duração: 03min | 28/06/2016

    Supraotimização perioperatória

  • Estratégia de Manejo de Fluido para Cirurgia Torácica
    Estratégia de Manejo de Fluido para Cirurgia Torácica
    Duração: 04min | 06/06/2016

    Estratégia de Manejo de Fluido para Cirurgia Torácica by Medicina do Conhecimento

  • Anestesia controlada pelo paciente
    Anestesia controlada pelo paciente
    Duração: 07min | 08/03/2016

    Anestesia controlada pelo paciente by Medicina do Conhecimento

  • Prevenção de TEV e o papel do anestesiologista
    Prevenção de TEV e o papel do anestesiologista
    Duração: 04min | 04/03/2016

    Prevenção de TEV e o papel do anestesiologista by Medicina do Conhecimento

  • Alerta FDA Vírus Zika e doação de sangue
    Alerta FDA Vírus Zika e doação de sangue
    Duração: 02min | 01/03/2016

    Alerta FDA Vírus Zika e doação de sangue

  • Novas definições de sepse e suas controvérsias
    Novas definições de sepse e suas controvérsias
    Duração: 04min | 25/02/2016

    Novas definições de sepse e suas controvérsias by Medicina do Conhecimento

  • Dicas de Congressos pelo Mundo
    Dicas de Congressos pelo Mundo
    Duração: 03min | 22/02/2016

    Dicas de Congressos pelo Mundo by Medicina do Conhecimento

  • Risco profissional
    Risco profissional
    Duração: 03min | 19/02/2016

    Risco profissional by Medicina do Conhecimento

  • Os desafios para a próxima década
    Os desafios para a próxima década
    Duração: 04min | 16/02/2016

    Os desafios para a próxima década by Medicina do Conhecimento

  • Anestesia e pulmão, o oxigênio pode ser prejudicial
    Anestesia e pulmão, o oxigênio pode ser prejudicial
    Duração: 06min | 11/02/2016

    Anestesia e pulmão, o oxigênio pode ser prejudicial by Medicina do Conhecimento

  • 10 regras de ouro em anestesiologia
    10 regras de ouro em anestesiologia
    Duração: 04min | 08/02/2016

    10 regras de ouro em anestesiologia by Medicina do Conhecimento

  • Dica de leitura: Oxigênio, Carol Cassella
    Dica de leitura: Oxigênio, Carol Cassella
    Duração: 05min | 04/02/2016

    Dica de leitura: Oxigênio, Carol Cassella by Medicina do Conhecimento

  • Faça um FAST HUGS a cada anestesia
    Faça um FAST HUGS a cada anestesia
    Duração: 04min | 01/02/2016

    Faça um FAST HUGS a cada anestesia by Medicina do Conhecimento

  • Nanoanestesia periférica
    Nanoanestesia periférica
    Duração: 04min | 12/01/2016

    Nanoanestesia periférica by Medicina do Conhecimento

  • O risco de ser anestesiologista
    O risco de ser anestesiologista
    Duração: 03min | 11/01/2016

    O risco de ser anestesiologista

  • Prevenção do delírio pós cirurgia cardíaca
    Prevenção do delírio pós cirurgia cardíaca
    Duração: 03min | 05/01/2016

    Prevenção do delírio pós cirurgia cardíaca

  • Uso de corticóides epidural
    Uso de corticóides epidural
    Duração: 03min | 30/12/2015

    Uso de corticóides epidural by Medicina do Conhecimento

  • Cetamina alèm das fronteiras da anestesia
    Cetamina alèm das fronteiras da anestesia
    Duração: 03min | 22/12/2015

    Cetamina alèm das fronteiras da anestesia by Medicina do Conhecimento

  • Falha da raquianestesia
    Falha da raquianestesia
    Duração: 03min | 22/12/2015

    Falha da raquianestesia by Medicina do Conhecimento

Informações: